segunda-feira, 8 de março de 2010

RALLY NÁUTICO AGITA CAIOBÁ


No último sábado, 06 de março, o Iate Clube de Caiobá promoveu a décima primeira edição do rally mais disputado do meio náutico. Este ano o número de inscritos foi de 95 embarcações que se dividiram em duas categorias: Yacht (a partir de 40 pés) e Sport (de 26 a 40 pés). Considerado o maior evento náutico motorizado da América Latina, a edição deste ano reuniu mais de 1.200 pessoas entre participantes, patrocinadores e convidados.
Os participantes receberam o trajeto (planilha de waypoints) às 08h de sábado e o rally teve início às 11h em frente ao Iate Clube de Caiobá. O sorteio eletrônico que definiu a ordem de largada aconteceu na última sexta-feira (05.03) que antecedeu o rally. A prova foi realizada no interior da Baía de Guaratuba, percurso alternativo devido as condições do tempo.
A largada da primeira embarcação ocorreu às 11:01 e a saída dos demais aconteceu a cada minuto sucessivamente. O percurso de aproximadamente 35 milhas náuticas foi realizado em duas etapas, com uma parada de quarenta minutos. Foram mais de 2 horas de competição, nas quais os barcos competidores passaram por 21 waypoints.
A prova contou com um sistema de telemetria que faz o monitoramento dos barcos através da tecnologia GPS (Sistema de posicionamento Global), medindo com precisão os tempos de cada passagem pelos postos de controle. Os dados de armazenamento (telemetria) de cada competidor são transferidos para um banco de dados computadorizado que faz a comparação entre o roteiro oficial e o trajeto realizado pela embarcação. Os aparelhos de GPS que todas as embarcações utilizaram durante o percurso foram distribuídos às equipes no dia da competição. 
Após a competição, uma balsa com área de 720 m² e especialmente decorada para a ocasião, foi o cenário do início de uma grande festa onde os competidores e convidados foram recepcionados com muita animação. Mais uma vez a gastronomia, sob os cuidados de Marzia Lorenzetti, foi um dos pontos altos da festa.
Durante a festa foi realizada a premiação. Na categoria Sport a embarcação vencedora foi a Aquavit, do comandante Ricardo José Teixeira. Na categoria Yacht, o primeiro lugar foi para a embarcação Unique, do comandante César Beltrão de Almeida.


 RESULTADOS
Categoria Sport
1° Aquavit – Ricardo Teixeira
2º Marinheiro Só – Marcos Rúpollo
3º Spuma – Altair Darú

Categoria Yacht
1º Unique – César Beltrão de Almeida
2º Therapy II – João Bosco Azevedo Junior
3º Mitzva – Elyseo Junior




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta notícia? Comente e deixe sua opinião ou crítica.