terça-feira, 24 de novembro de 2009

Prêmio Voluntariado Transformador 2009


            
          No dia 24 de novembro acontece, no Teatro Positivo, a entrega do prêmio Voluntariado Transformador 2009. Essa é a segunda edição do evento, realizado pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV), uma organização social que tem como missão promover o voluntariado transformador. “Em 2008 realizamos o Prêmio para marcar os dez anos do CAV, mas o sucesso foi tanto que decidimos promover novamente”, explica Daniela Nunes, coordenadora de voluntários do Centro. De acordo com a coordenadora, o que tornou este evento tão especial foi o fato de apresentar o voluntariado com um novo foco. “O Prêmio reconheceu voluntários cuja atuação mostra que cada vez mais as pessoas estão comprometidas com a transformação social”, comemora.
Com o objetivo de reconhecer e divulgar iniciativas voluntárias que transformam a sociedade paranaense, o prêmio teve, neste ano, 130 inscritos em oito categorias, que são os Objetivos de Desenvolvimento do milênio da ONU: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Os finalistas podem ser conhecidos no site do prêmio, www.voluntariadotransformador.org.br, e o critério de avaliação foi o relato que cada inscrito deixou sobre sua atuação. “Decidimos não levar em consideração o material que as pessoas enviam em anexo, como publicações, vídeos, e etc, porque seria pouco democrático. Queremos valorizar as experiências de cada um através de seu relato pessoal, pois desta forma todos tem a mesma possibilidade de expor sua atividade”, explica Daniela Nunes.Os relatos de atuação também estão disponíveis no site. A coordenadora de projetos ressalta que o objetivo do prêmio é dar visibilidade às mais diversas atividades voluntárias e fortalecer o voluntariado. “Toda pessoa que dedica parte de seu tempo, trabalho e talento em prol de outros ou de uma causa, é um transformador. Em 2008 foram 78 inscritos e este ano o número quase dobrou. Sinal de que o tema ganha cada vez mais visibilidade no Paraná”, diz Alcione. César Paes Leme, vencedor na categoria “Voluntário em Instituições sociais” de 2008, concorda. “O prêmio foi um valoroso reconhecimento. E quando seu trabalho é avaliado e destacado por pessoas que dedicam grande parte da sua vida ao voluntariado, a homenagem se torna ainda mais especial”, relata. O resultado foi concreto: “Já na semana seguinte ao anúncio do prêmio, algumas pessoas nos procuraram para saber mais sobre o projeto e como elas poderiam participar”. Mas não parou por aí. “Temos recebido diversos convites de empresas locais, de instituições de outras cidades e até de outros estados pedindo palestras e oficinas sobre como desenvolver ações ambientais”, completa. O evento começa às 19h30, dia 24 de novembro e acontece no Grande Auditório do Teatro Positivo. A premiação também conta com o show da banda de samba, funk e soul Os Milagrosos Decompositores. Os ingressos estão sendo vendidos pelo DiskIngressos e custam R$10,00 (inteira) e R$ 5,00(meia).
Sobre o CAV
O Centro de Ação Voluntária de Curitiba é uma Organização Não-Governamental que há onze anos incentiva o trabalho voluntário organizado. Nessa década de trabalho, o CAV contribui para que inúmeros voluntários encontrassem iniciativas para doar seu tempo e talento para a transformação social. Atuando com o voluntariado empresarial e em organizações sociais, o CAV também incentivou a atuação voluntária de milhares de pessoas em todo o Brasil.  

Um comentário:

Gostou desta notícia? Comente e deixe sua opinião ou crítica.